A Caixa Econômica Federal, agente pagador de diversos benefícios e programas sociais, divulgou a lista de beneficiários que podem solicitar o valor de até R$ 6.220. Na comunicação, a instituição também informou que todo processo de pedido pode ser feito de forma 100% on-line.
Um detalhe que não pode passar despercebido: o prazo para requerer o valor encerra nesta segunda-feira, 27 de outubro. A seguir, veja como pedir o pagamento de até R$ 6.220!
Detalhes do pagamento
O benefício é uma medida criada para atender, de maneira ágil, os trabalhadores que se encontram em situações de emergência devido à ocorrência de desastres naturais.
Por isso, entender quem pode receber e como funciona o procedimento é decisivo para quem foi afetado por eventos climáticos e busca recuperar parte de sua segurança financeira.
Portanto, é necessário respeitar o prazo e atentar-se aos requisitos exigidos. Em meio à urgência desse benefício, muitos ainda têm dúvidas sobre o trâmite digital e quais são as cidades que integram o cronograma até o último dia para requerer o benefício.
Quem pode pedir o pagamento de até R$ 6.220?
O valor referente ao saque calamidade do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) está disponível para trabalhadores que residem em municípios reconhecidos por situação de emergência ou estado de calamidade pública devido a desastres naturais, como enchentes, alagamentos, deslizamentos e vendavais, após a devida declaração da Defesa Civil local.
Assim, aqueles que forem elegíveis podem requerer até R$ 6.220 por conta vinculada do FGTS, desde que haja saldo suficiente. Vale ressaltar que a prioridade é para quem comprovar necessidade pessoal, urgente e grave após o impacto do desastre em sua residência.
O regulamento permite um pedido para cada evento de desastre natural, respeitado — na maioria dos casos — um intervalo de 12 meses entre os saques. Contudo, conforme o Decreto nº 12.016 de 2024, em situações recentes no Rio Grande do Sul, esse intervalo foi dispensado.
É imprescindível que o trabalhador consulte se a sua cidade foi habilitada. Após o município receber autorização, o acesso ao valor pode acontecer em poucos passos, de forma remota pelo aplicativo da CAIXA.
Cidades com prazo final nesta segunda-feira (27) para o pedido
Entre os municípios habilitados, alguns contam com prazo que termina nesta segunda-feira, 27 de outubro, para que os moradores solicitem o saque. Destacam-se sete cidades do Rio Grande do Sul:
- Arroio dos Ratos
- Estrela Velha
- Imigrante
- Ivorá
- Passo do Sobrado
- Restinga Sêca
- São Pedro do Sul

Quais desastres autorizam o saque?
Entre os eventos que autorizam a solicitação do valor estão diferentes situações provocadas por fenômenos naturais, como:
- Enchentes e inundações
- Alagamentos
- Granizo
- Tempestades e vendavais
- Deslizamentos de terra
- Rompimento de barragens
- Tornados e ciclones
Essas ocorrências precisam ser oficialmente reconhecidas por órgão competente, e toda a documentação deve comprovar o endereço residencial afetado, em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes do desastre.
Como pedir o saque calamidade: passo a passo no aplicativo FGTS
O pedido deve ser realizado, prioritariamente, pelo aplicativo FGTS, disponível para Android e iOS. Para garantir praticidade, basta seguir as instruções de acordo com a versão instalada:
Versão 3.39.4
- Acesse “Meus Saques”
- Escolha “Outras Situações de Saques”
- Selecione “Calamidade pública”
- Informe login e senha se solicitado
- Avalie as condições e clique em “Solicitar Saque”
- Digite o nome da cidade e selecione-a na lista
- Apresente o comprovante de endereço
- Opte por receber por crédito em conta bancária ou saque presencial
- Anexe documentos: identidade, comprovante de residência e foto segurando o documento
- Confira todos os documentos e confirme
Versão 4.0.1
- Clique no card “Solicitar seu saque 100% digital” ou no menu “Saques”
- Escolha “Solicitar saque”
- Selecione “Calamidade pública”
- Faça a segurança necessária com login e senha
- Leia as condições e siga para “Solicitar Saque”
- Indique o município e confirme
- Anexe todos os documentos solicitados
A análise costuma ser ágil e, caso aprovado, o valor é depositado na conta bancária indicada ou liberado para retirada.
Caso enfrente dificuldade para acessar o aplicativo, é possível buscar atendimento diretamente nas agências da Caixa ou pelos telefones oficiais 4004 0104 (capitais/regiões metropolitanas) e 0800 104 0 104 (demais localidades). A lista completa dos municípios habilitados está disponível no site da CAIXA.
Documentos exigidos para solicitar o benefício
- Documento de identificação oficial com foto
- Comprovante de residência em nome do trabalhador (emitido até 120 dias antes do desastre)
- Foto do trabalhador segurando o documento de identificação
- CPF
- Certidão de casamento ou documento de união estável, se necessário
- CTPS física ou digital, se o atendimento for presencial
Se não houver comprovante em nome do trabalhador, aceita-se declaração da prefeitura ou declaração própria, conforme decretos estabelecidos. A ausência de algum documento pode prejudicar a liberação do pagamento.
A seguir, veja mais sobre o saque calamidade do FGTS:
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