Você sofre com a catarata e não tem condições de arcar com os custos do tratamento ou da cirurgia? Então olha só a boa notícia: a Secretaria de Estado da Saúde está promovendo um mutirão de cirurgias de catarata, oferecendo uma oportunidade para quem precisa desse procedimento.
Com um total de 3.396 vagas disponíveis, a iniciativa busca tornar o acesso à saúde ocular mais fácil, principalmente para pessoas de uma idade específica ou que já tenham um diagnóstico confirmado de catarata. O que torna essa ação ainda mais acessível é que não vai precisar de um encaminhamento por Unidade Básica de Saúde (UBS) para participar da triagem.
Quer saber mais detalhes? Continue lendo para entender tudo o que precisa saber.
O que é catarata?
A catarata é uma condição ocular que resulta na opacidade do cristalino, que leva à perda da clareza visual, causando sintomas como visão embaçada ou turva, dificuldade para enxergar à noite, sensibilidade à luz, cores que parecem desbotadas e duplicação da visão.
Essa condição é comum entre pessoas mais velhas, mas também pode afetar pessoas mais jovens por causa de alguns fatores, como a exposição excessiva ao sol sem proteção adequada ou condições congênitas. A cirurgia é o melhor tratamento para a catarata e pode melhorar muito a qualidade de vida dos pacientes.
Como funciona o mutirão
Preste bastante atenção: o mutirão realizado pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) vai ser dividido em duas etapas principais. A distribuição de senhas e as consultas médicas.
As senhas para as consultas vão ser entregues nos dias 23 e 24 de junho, das 7h às 18h, no Hospital H Visão, localizado na Rua Goiás, nº 798, no bairro Piçarra, na zona Sul de Teresina, Piauí. As consultas estão programadas para acontecer entre os dias 25 e 30 de junho, com a possibilidade de agendamento imediato para quem precisa de cirurgia.
Quem pode participar?
O mutirão é direcionado a um público específico. Pessoas com 58 anos ou mais têm prioridade, mas adultos entre 18 e 58 anos que já têm um diagnóstico de catarata também podem. Esse critério busca atender a uma faixa etária que enfrenta problemas de visão com mais frequência, e também é uma forma de garantir que quem mais precisa tenha acesso ao tratamento.
Documentação necessária
Se está interessado em participar do mutirão, saiba que vai precisar levar alguns documentos, como:
- Documento de identidade
- Cartão do SUS
Esses documentos são muito importantes na hora de fazer as consultas e também para o agendamento das cirurgias, se no seu caso for necessário.
O que esperar durante a consulta
Durante a consulta, você, como paciente, vai passar por uma avaliação completa da visão. O médico vai fazer alguns testes para determinar a gravidade da sua catarata e vai informar as opções de tratamento. Esta é uma oportunidade para esclarecer suas dúvidas e entender melhor o que a cirurgia envolve.
O mutirão de cirurgias de catarata em Teresina representa uma boa oportunidade para quem precisa de tratamento. Com a facilidade de acesso e a organização da Sesapi, muita gente vai poder recuperar a visão e, consequentemente, a qualidade de vida. Se você está precisando desse procedimento e cumpre os requisitos necessários, não deixe essa chance passar!