Você sabia que pode ter dinheiro esquecido te esperando? Pois é, o Banco Central disponibiliza um sistema para consultar valores a receber, que pode ser um resgate de um dinheiro que você nem sabia que tinha!
A seguir, você vai ver tudo o que precisa saber sobre o Sistema de Valores a Receber (SVR) e como verificar se tem algum valor disponível para você por meio do seu CPF.
O que é o Sistema de Valores a Receber (SVR)?
O Sistema de Valores a Receber, ou SVR, é uma ferramenta criada pelo Banco Central do Brasil, permitindo que qualquer pessoa (física ou jurídica) consulte se possui valores a serem resgatados. Esse dinheiro pode ter ficado para trás por diversos motivos, como contas bancárias encerradas, empréstimos não resgatados ou até valores esquecidos de consórcios e outros serviços financeiros. Este é um dinheiro esquecido que muita gente nem sabe que tem direito a resgatar.
Até recentemente, o valor total disponível para resgate era de R$ 9,13 bilhões, com a maior parte destinada a pessoas físicas. Em um cenário ideal, você pode ser um dos 42 milhões de brasileiros que têm direito a esse valor, sem nem saber!
Como saber se meu CPF tem valores a receber?
Agora, vem ver o que interessa: como saber se você tem algo a ser resgatado? O Banco Central disponibiliza um site próprio para isso, e o processo é simples. Veja o passo a passo:
- Acesse o site oficial: O único lugar para fazer essa consulta é o site oficial do Banco Central, Sistema de Valores a Receber (SVR).
- Preencha os dados: Na página inicial, você vai encontrar a opção de consulta. Preencha os campos com seus dados pessoais, como o seu CPF. É um processo simples e direto.
- Clique em consultar: Depois de preencher seus dados, aperte no botão “Consultar”. A plataforma vai verificar se tem algum valor disponível para você.
- Acesse o SVR: Se você identificar que tem dinheiro esquecido, você vai poder acessar os detalhes e verificar como solicitar o resgate.
- Cadastro gov.br: Para acessar as informações detalhadas do SVR e solicitar o resgate, você tem que ter uma conta no portal gov.br de nível prata ou ouro.
Como fazer o saque dos valores?
Quando identificar que tem valores a receber, o próximo passo é saber como fazer o saque. O processo é fácil, mas precisa ter atenção:
- Agendamento: O sistema do Banco Central vai fazer um agendamento de acordo com a sua data de nascimento ou a data de criação da sua empresa.
- Acesso no dia agendado: Na data agendada, você deve retornar ao site e acessar novamente a sua conta com o login gov.br, para saber o valor exato a ser transferido.
- Transferência via PIX: A devolução do valor vai ser feita por meio de uma chave PIX. Se ainda não tiver uma chave PIX cadastrada, vai precisar criar e depois retornar ao site para completar o processo.
- O que fazer se perder a data de agendamento: Se você não conseguir acessar o sistema na data marcada, não se preocupe! Você vai poder acessar o site novamente para gerar um novo agendamento.
- Forma alternativa de recebimento: Se você não tiver uma chave PIX, o Banco Central orienta que entre em contato com a instituição financeira para combinar outra forma de recebimento.
O que acontece se o dinheiro não for resgatado?
Esquecer de resgatar, não significa que você vai perder os valores. Antes o prazo era 16 de outubro de 2024, mas como o sistema foi criado para garantir o retorno de valores esquecidos, não tem prazo final para a devolução dos valores.
E para as empresas?
Assim como as pessoas físicas, as empresas também podem ter valores a receber. O valor destinado às 4,3 milhões de pessoas jurídicas é menor, mas ainda assim alto, com aproximadamente R$ 2,1 bilhões disponíveis. O processo de consulta e saque segue as mesmas etapas, precisando fazer a consulta por meio do site oficial.
Com a constante atualização dos valores e a disponibilidade para resgate, o Banco Central vem garantindo um meio mais simples e direto para que a população recupere valores esquecidos. Fique de olho no seu CPF e também se informe frequentemente sobre novas atualizações no site oficial.
Continue acompanhando o ALERTA GOV para conferir as últimas notícias!
Bom dia