O mês de junho trouxe uma nova rodada de pagamentos do Bolsa Família, que encerrou hoje, dia 30. No entanto, muitos beneficiários se depararam com uma dúvida comum: qual o motivo para benefício não ter caído na conta do Caixa Tem?
Se você também está enfrentando esse problema, fique tranquilo! Aqui você vai entender as possíveis causas e descobrir os passos necessários para resolver a situação.
O que fazer se o Bolsa Família não chegou na conta?
Ao acessar o aplicativo Caixa Tem, é natural que você espere que o benefício esteja disponível logo nas primeiras horas do dia de pagamento. Segundo o banco, deve estar na conta até às 9h. Mas, e se o valor não aparecer? Existem algumas explicações que podem justificar esse atraso, bloqueio ou cancelamento. Acompanhe a seguir as causas mais comuns e o que você pode fazer para resolver o problema.
Motivos comuns para isso acontecer
1. Bloqueio no pagamento
Um dos motivos mais comuns para o benefício não chegar na conta do Caixa Tem é o bloqueio do pagamento. Isso pode ocorrer por diversos fatores, sendo o mais comum a desatualização do Cadastro Único (CadÚnico), que é utilizado para monitorar as famílias que fazem parte do programa. O Governo Federal realiza uma verificação detalhada de todos os cadastros, e, se tiver qualquer inconsistência nas informações fornecidas, como dados incorretos de renda ou membros da família, o pagamento pode ser temporariamente bloqueado.
2. Falta de atualização no Cadastro Único
Se você não atualizou suas informações no CadÚnico, isso pode ser a causa do bloqueio do Bolsa Família. A atualização do cadastro é fundamental, pois o Ministério da Cidadania faz cruzamentos de dados entre diversas bases do governo. Quando tem divergências nas informações, o benefício pode ser suspenso até que a situação seja regularizada.
Como verificar a situação do Bolsa Família?
A primeira coisa que você deve fazer é verificar se o pagamento foi de fato liberado. Isso pode ser feito por meio de diferentes canais, todos oficiais:
- Aplicativo Caixa Tem: Acesse o aplicativo para verificar o status do pagamento.
- Aplicativo Bolsa Família: Se você já tem o aplicativo, também pode fazer a consulta de forma rápida.
- Portal Cidadão da Caixa: No portal, dá para consultar a situação do benefício.
- Telefone 121 do Ministério da Cidadania: Para esclarecer dúvidas, você pode ligar para o Ministério da Cidadania.
- Central da Caixa (número 111): Outro canal de atendimento ao público.
Se o aplicativo mostrar que o benefício foi liberado, mas você ainda não recebeu, é importante verificar se o pagamento não foi feito em outra conta bancária ou até mesmo se não tem algum erro na visualização da conta do Caixa Tem.
Como desbloquear o Bolsa Família?
Se o seu benefício foi bloqueado, não precisa ficar preocupado. Existem formas de regularizar a situação e voltar a receber as parcelas do Bolsa Família, inclusive as retroativas. O processo de desbloqueio geralmente está relacionado à atualização do CadÚnico.
Passo a passo para atualização do Cadastro Único
- Documentos necessários: Para atualizar as informações no CadÚnico, você precisa levar alguns documentos, como CPF ou título de eleitor do responsável familiar, documentos de identificação de todos os membros da família (preferencialmente CPF), comprovante de residência, e comprovante de matrícula escolar para crianças e adolescentes, se houver.
- Onde atualizar: O responsável pela família deve procurar o setor de atendimento do CadÚnico, que pode ser feito em postos de atendimento ou unidades da Caixa Econômica.
Após a atualização, o Ministério da Cidadania e a Dataprev vão fazer uma revisão dos dados. Se tudo estiver correto, o desbloqueio será efetuado, e você voltará a ser elegível para receber as parcelas do Bolsa Família.
A análise do pedido
Após a atualização, a revisão dos dados pela Dataprev pode levar até 30 dias. Nesse período, será verificado se a família ainda se enquadra nos requisitos do programa. Caso o pedido seja aprovado, o benefício será liberado e as parcelas retroativas serão creditadas.
Benefício bloqueado para crédito em conta: o que é?
Você pode se deparar com uma mensagem que informa que o benefício foi “bloqueado para crédito em conta”. Não é necessário entrar em pânico! Esse aviso apenas indica que o valor já foi depositado na sua conta, mas o saque vai estar disponível apenas na data definida pelo calendário de pagamento. Portanto, o dinheiro vai estar disponível para saque dentro do período estipulado pelo governo, e não antes disso.
Se o valor não aparecer até o final do dia, procure os canais de atendimento para esclarecer a situação.
O que fazer se o Bolsa Família não cair no Caixa Tem até o final do dia?
Se o pagamento não cair na conta até o final do dia, procure atendimento em uma agência da Caixa ou em um posto de atendimento do CadÚnico em sua cidade. Além disso, você pode tentar realizar o saque utilizando o cartão físico, em agências ou lotéricas, caso o benefício tenha sido liberado.
Se você, por falta de atualização, você não recebeu o benefício de junho, regularize a situação para receber o de julho, que já tem data marcada. Os pagamentos vão seguir o mesmo critério do Número de Identificação Social (NIS) de cada beneficiário. Olha só o calendário:
- NIS 1: 18 de julho
- NIS 2: 21 de julho
- NIS 3: 22 de julho
- NIS 4: 23 de julho
- NIS 5: 24 de julho
- NIS 6: 25 de julho
- NIS 7: 28 de julho
- NIS 8: 29 de julho
- NIS 9: 30 de julho
- NIS 0: 31 de julho
Para consultar o seu pagamento, você pode usar o aplicativo Caixa Tem ou Bolsa Família.
Agora que você já sabe os principais motivos para o Bolsa Família não cair na conta, o passo seguinte é agir conforme as orientações e resolver a situação. Atualizar o cadastro no CadÚnico é necessário, e ao regularizar as informações, você pode voltar a receber o benefício sem maiores problemas.
Ao enfrentar dificuldades com o pagamento, nunca deixe de buscar a ajuda necessária nos canais oficiais. Lembre-se, o processo pode levar algum tempo, mas com paciência, a situação vai ser resolvida.