Você já ouviu falar que as antenas parabólicas antigas vão deixar de funcionar em breve? Pois é, isso está realmente acontecendo. E o prazo para fazer a troca gratuita por uma antena digital termina no dia 30 de junho. Quem usa esse tipo de antena para ver TV precisa ficar atento — depois dessa data, as antenas tradicionais não vão mais funcionar.
Mas por que isso está acontecendo? E o que é preciso fazer para não ficar sem programação? Abaixo, entenda todas as informações de forma simples.
O que está mudando?
Com a chegada da tecnologia 5G no Brasil, foi necessário liberar a faixa de sinal usada pelas parabólicas antigas. Ou seja: para que o 5G funcione bem e sem interferência, é preciso desligar as antenas mais antigas. Isso quer dizer que quem ainda usa esse equipamento vai precisar trocá-lo por um modelo digital.
Não é só uma questão de modernidade
Essa troca não é um “luxo”. É uma necessidade. Quando o sinal antigo for desligado, a TV via parabólica tradicional simplesmente vai parar de funcionar. A nova antena digital é compatível com o sinal liberado pelo 5G e garante que você continue assistindo seus canais abertos normalmente.
Quem está ajudando com isso?
Existe um programa chamado Siga Antenado que está ajudando famílias de baixa renda a fazer essa troca sem custo algum. Já foram distribuídos milhões de kits com antenas digitais por todo o Brasil.
Segundo Leandro Guerra, presidente do Siga Antenado, essa ação garante que todo mundo continue tendo acesso à informação, entretenimento e serviços públicos pela TV.
Como pedir a sua antena nova?
O pedido é simples e pode ser feito online. Veja como:
-
Acesse o site: Siga Antenado
-
Preencha o formulário com seus dados
-
Aguarde o contato da equipe para agendar a instalação
Importante: o pedido só pode ser feito até 30 de junho. Depois disso, quem não tiver feito a troca pode ficar sem sinal.
E se tiver dúvidas?
A equipe do programa está disponível para ajudar. É só ligar para o 0800 729 2404 que eles explicam o que for necessário.
O que o 5G tem a ver com isso?
O 5G é a nova geração de internet móvel. Ele promete deixar a conexão mais rápida, estável e acessível, permitindo que mais pessoas usem a internet ao mesmo tempo, com mais qualidade. Isso impacta diretamente na forma como estudamos, trabalhamos e nos comunicamos.
Mas, para que ele funcione como prometido, o sinal antigo das parabólicas precisa ser liberado.
Se eu não fizer a troca, o que pode acontecer?
-
Você pode ficar sem acesso à TV aberta, especialmente se mora em áreas mais afastadas.
-
Ficar sem informação e entretenimento, o que pode afetar sua rotina.
-
E depois do prazo, não haverá mais instalação gratuita.
Uma oportunidade para incluir mais pessoas
Esse processo é também uma chance de levar mais inclusão digital para as famílias brasileiras. Ter acesso a uma TV com bom sinal ou até mesmo à internet são coisas que fazem diferença na vida das pessoas. A troca da antena é um passo pequeno, mas importante nesse caminho.
Para pensar…
Essa mudança mostra como a tecnologia já faz parte da nossa vida — e como ela pode transformar nosso dia a dia para melhor. Será que você já parou para pensar no quanto a internet e a TV são importantes na sua casa? Como essas mudanças podem impactar a vida da sua família nos próximos anos?