Os pagamentos do abono salarial estão disponíveis a partir de hoje, beneficiando diretamente quem teve seus dados informados em atraso pelas empresas ao governo. A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil liberam até R$ 1.518 para quem cumpre todos os requisitos do programa PIS/Pasep em 2025.
Em 2025, a liberação inclui um lote extra para aqueles cujos empregadores regularizaram pendências junto ao sistema em tempo recorde. Confira quem tem direito, como consultar valores, prazos essenciais e as orientações para receber esse benefício que pode aliviar o orçamento de muitas famílias.
Quem tem direito ao abono salarial extra em outubro de 2025
Pode sacar o abono quem atendeu aos seguintes critérios:
- Cadastrado no PIS/Pasep ou CNIS há pelo menos cinco anos.
- Recebeu, em média, até dois salários-mínimos ao mês com carteira assinada em 2023.
- Trabalhou por ao menos 30 dias, consecutivos ou não, durante o ano-base.
- Teve seus dados enviados corretamente pelo empregador até o prazo final de junho de 2025.
O benefício também contempla servidores públicos cuja empresa ou órgão ajustou as informações na Rais, ou eSocial até 20 de junho. Quem não se encaixa nessas regras ou atuou como empregado doméstico, rural ou urbano contratado por pessoa física não tem acesso a esse valor extra.
Como consultar o valor do abono na Caixa e Banco do Brasil
Verificar se você tem direito ao benefício ficou mais simples em 2025. Utilize o aplicativo Carteira de Trabalho Digital seguindo estes passos:
- Atualize o app no seu celular.
- Entre com CPF e a senha do portal gov.br.
- Clique em “Benefícios” e, depois, em “Abono Salarial”.
O sistema informa imediatamente se há valor disponível e o banco responsável: Caixa para trabalhadores privados e Banco do Brasil para servidores públicos.
Trabalhadores do setor privado ainda podem consultar via app Caixa Trabalhador ou Caixa Tem. Para dúvidas, o telefone 158 do Ministério do Trabalho oferece suporte gratuito.
Documentos necessários para recebimento do abono salarial
Para sacar o abono presencialmente, leve:
- Documento de identificação oficial com foto.
- Número do PIS/Pasep (presente na Carteira de Trabalho física ou digital).
Quem vai receber pela conta bancária não precisa apresentar documentos, mas é fundamental garantir que os dados estejam corretos junto ao banco. Quem usa o cartão social pode sacar em lotéricas e terminais da Caixa.
Prazos importantes para saque em 2025
Quem foi contemplado com o lote extra do abono pode sacar a partir desta quarta-feira, 15 de outubro de 2025. Os valores ficam disponíveis até 29 de dezembro de 2025. Se o saque não for realizado até o prazo final, o trabalhador perderá o benefício referente a este lote extra.
Calendário de pagamentos atualizado 2025
Mês de nascimento | Disponível para saque a partir de |
---|---|
Janeiro | 17 de fevereiro |
Fevereiro | 17 de março |
Março | 15 de abril |
Abril | 15 de abril |
Maio | 15 de maio |
Junho | 15 de maio |
Julho | 16 de junho |
Agosto | 16 de junho |
Setembro | 15 de julho |
Outubro | 15 de julho |
Novembro | 15 de agosto |
Dezembro | 15 de agosto |
Como sacar valores de até R$ 1.518
Os beneficiários podem receber os valores por quatro caminhos:
- Conta-corrente ou poupança na Caixa: crédito automático para quem optou por receber pelo banco.
- Poupança Social Digital: movimentação pelo aplicativo Caixa Tem.
- Cartão Social: saque em lotéricas, agências da Caixa ou correspondentes Caixa Aqui.
- Agências Banco do Brasil: pagamento prioritário por crédito em conta, TED, PIX ou presencial, para servidores públicos.
Caso encontre divergência de dados, recomenda-se procurar a agência mais próxima com os documentos pessoais ou atualizar as informações pelo portal gov.br.
Orientações para saque
- Verifique se seus dados estão corretos e atualizados no aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou apps Caixa.
- No dia indicado, vá até a agência, lotérica ou caixa eletrônico com documento e cartão social, se for o caso.
- Quem tiver conta na Caixa ou Banco do Brasil deve conferir o crédito na conta escolhida.
- Saques realizados em nome de terceiros não são permitidos.
Caso haja alguma pendência cadastral, regularize junto ao empregador ou busque suporte do Ministério do Trabalho (telefone 158 ou e-mail trabalho.uf@economia.gov.br).
Como regularizar pendências para receber o benefício
Se o benefício não foi liberado, o trabalhador precisa checar se houve erro nos dados enviados ao governo. O procedimento mais rápido é cobrar a correção ao empregador, que deve atualizar as informações no eSocial ou Rais. Após a retificação, a recomendação é acompanhar o status no app Carteira de Trabalho Digital e aguardar nova rodada de pagamentos.
Para mais notícias, acesse o site Alerta Gov.