INSS Libras é uma novidade prática para pessoas surdas ou com deficiência auditiva. Por meio dessa iniciativa, o Instituto Nacional do Seguro Social agora oferece atendimento em Língua Brasileira de Sinais, facilitando o acesso a benefícios, informações e orientação sobre serviços previdenciários.
Nesta matéria, encontra-se um guia prático e acolhedor, ajudando a compreender o funcionamento do atendimento, quem pode marcar, quais são as vantagens e como garantir rapidamente um atendimento em Libras.
Como a Libras está mudando o Meu INSS
Com a inclusão da Libras, o Meu INSS ajuda a remover barreiras históricas enfrentadas por pessoas surdas, promovendo autonomia, privacidade e respeito em todos os momentos do atendimento. Sabia que, ao buscar informações sobre benefícios, muitos já sentem esperança e, ao mesmo tempo, um pouco de insegurança? Para diminuir essas dúvidas, o passo a passo, os pontos positivos e os caminhos de suporte foram detalhadamente explicados.
Como funciona o atendimento em Libras no Meu INSS?
O atendimento em Libras do Meu INSS é um serviço virtual pensado para pessoas surdas ou com deficiência auditiva. Imagine ter a possibilidade de conversar, por videoconferência, com servidores especializados da Central de Atendimento em Libras (CAL). Segundo o IBGE, há mais de 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva no Brasil. Essa ação é resposta direta à necessidade de acessibilidade e inclusão digital.
O serviço proporciona esclarecimento de dúvidas sobre solicitações, benefícios, aposentadoria e pagamentos. Vale lembrar, porém, que algumas medidas de segurança não são realizadas por Libras, como envio de documentos pessoais, criação de senha Gov.br e emissão de extratos previdenciários.
Setembro é o mês da campanha Setembro Azul, um momento de destaque para a inclusão das pessoas surdas. Neste contexto, a Libras tem papel ainda mais relevante no atendimento do INSS.
Como funciona o agendamento para atendimento em Libras?
O agendamento foi desenhado para ser simples. Tanto site quanto aplicativo Meu INSS contam com uma janela em Libras para tradução automática dos conteúdos. Veja o passo a passo a seguir:
- Acesse o Meu INSS usando seu navegador ou aplicativo no celular.
- Acesse com sua conta Gov.br: clique em “Entrar com Gov.br”, digite seu CPF e senha para prosseguir
- No menu principal à esquerda, localize e clique nas três linhas horizontais.
- Escolha “Outros serviços”.
- Selecione “Atendimento Virtual em Libras”.
- Leia as orientações exibidas e clique em “Avançar”.
- Preencha seus dados pessoais e confirme o agendamento.
Após finalizar, será enviado um e-mail com data, horário e link da videoconferência. Sempre verifique a caixa de spam ou lixo eletrônico, pois às vezes a mensagem pode parar lá.
No dia e horário escolhidos, entre na sala virtual com cinco minutos de antecedência, o servidor espera até 15 minutos em caso de atraso.
Sem acesso à internet? O agendamento também pode ser realizado pela Central 135 ou presencialmente em uma agência do INSS, com o auxílio de uma pessoa de confiança
Quem tem direito ao agendamento em Libras no INSS?
O atendimento do INSS Libras se destina exclusivamente a pessoas surdas ou com deficiência auditiva. É preciso apresentar um documento de identificação com foto no ato do agendamento e durante a videoconferência.
Já o atendimento presencial com servidores que se comunicam em Libras está, por enquanto, restrito às agências de Sorocaba (SP), Gama (DF) e Maringá (PR).
Canais de suporte acessível disponíveis
- Central 135: Atendimento telefônico, com orientação para o agendamento em Libras.
- Site e aplicativo Meu INSS: Possibilita agendamento online e facilita o acesso a informações de modo simples e acessível.
- Atendimento presencial em agências: Videoconferência mediada por servidor da CAL, com disponibilidade em cidades determinadas.
Dicas para aproveitar ao máximo o atendimento em Libras
- Ao utilizar o serviço, escolha sempre os canais oficiais do INSS para proteger seus dados.
- Guarde o e-mail de confirmação do agendamento para não perder o horário ou o link.
- Dê uma olhada na lista de dúvidas frequentes do Meu INSS antes de perguntar — isso pode agilizar a resposta.
- Imprevistos acontecem. Caso não possa comparecer, reagende pelo aplicativo ou pela Central 135.
Perguntas frequentes
- Quem pode solicitar o atendimento em Libras no INSS? Pessoas surdas ou com deficiência auditiva que apresentem um documento de identificação com foto.
- O serviço de atendimento em Libras é gratuito? Sim, todo o processo de agendamento e atendimento em Libras no INSS é gratuito.
- É permitido solicitar extratos ou gerar uma nova senha por meio do atendimento em Libras? Não. A emissão de extratos, criação de senha e envio de documentos não estão disponíveis por motivos de segurança.
- Quais cidades possuem atendimento presencial presencial com servidores fluentes em Libras? Sorocaba (SP), Gama (DF) e Maringá (PR).
- O atendimento em Libras pode ser agendado por terceiros? Sim, desde que a pessoa surda esteja presente com documento no momento do atendimento.
- Como é feita a confirmação do agendamento? Um e-mail é enviado com as informações de data, horário e o link de acesso à videoconferência.
- Quanto tempo o servidor do INSS aguarda em caso de atraso? Até 15 minutos após o horário marcado.
- Posso agendar pelo telefone? Sim, ligando para a Central 135.
- Quais informações posso resolver pelo atendimento em Libras? Atendimento sobre benefícios, aposentadorias, andamento de pedidos e demais dúvidas.
- Há uma campanha nacional de valorização da acessibilidade realizada em setembro? Sim, o Setembro Azul celebra a inclusão das pessoas surdas no Brasil.