Você é inscrito no CadÚnico? Então preste atenção: nos próximos meses, o Cadastro Único (CadÚnico) vai passar por um processo importante de averiguação e revisão cadastral.
Essa ação, promovida pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal, quer garantir que os dados das famílias estejam corretos e atualizados para garantir que os benefícios sociais cheguem a quem realmente precisa.
A seguir, você vai ver os detalhes das etapas desse processo e como pode se preparar para essa atualização. Continue a leitura e confira tudo!
O que é o CadÚnico?
O Cadastro Único é um sistema que guarda todas as informações sobre as famílias de baixa renda no Brasil. É por meio dele que o Governo identifica as famílias que precisam de ajuda e concede benefícios sociais a elas, como o Bolsa Família. A atualização dos dados é importante para que as informações mostrem a realidade das famílias, os programas sociais possam ser distribuídos corretamente e cheguem a quem realmente precisa de ajuda.
E tem mais: dados desatualizados podem levar ao cancelamento do benefício.
Como os beneficiários serão notificados?
Os beneficiários do CadÚnico no município de Marília, São Paulo vão ser notificados por meio de mensagens enviadas pelo aplicativo do Cadastro Único. Essas mensagens vão estar disponíveis no ícone “envelope” no canto superior direito do aplicativo.
Como será o processo?
O processo de qualificação cadastral inclui os processos de Averiguação Cadastral e de Revisão Cadastral. Até o momento, 5.633 famílias do município de Marília estão nesta ação.
Averiguação cadastral
A Averiguação Cadastral é para as famílias que têm renda de até meio salário mínimo por pessoa, com pelo menos um membro que teve sua renda alterada de forma automática pelo Governo Federal por meio do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Se essa pessoa foi excluída do cadastro devido à “desvinculação da pessoa da família”, e não foi registrado que a última atualização foi feita em casa, ela entra nessa ação.
Também envolve famílias com dados atualizados e desatualizados. Entre essas famílias, estão as que recebem benefícios como o Bolsa Família (PBF), Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), além de famílias que não recebem esses benefícios. Com o tempo, novos grupos podem entrar nesta ação.
- Famílias beneficiárias de programas sociais que tiveram membros excluídos devido a alterações na renda.
- Bloqueio do benefício: Junho de 2025, com cancelamento previsto para agosto de 2025.
- Prazo para regularizar: Fevereiro de 2026.
Público 2
- Famílias não beneficiárias de programas sociais, mas com membros excluídos por causa da alteração de renda.
- Prazo para regularizar: Fevereiro de 2026.
Revisão cadastral
Já a Revisão Cadastral é para famílias com dados desatualizados ou que estão próximas da desatualização. Isso inclui famílias que recebem ou não benefícios como o PBF, BPC e TSEE. No decorrer da revisão, novos grupos podem ser incluídos.
Público 1
- Famílias com atualização antes de dezembro de 2021 (serve tanto para beneficiárias quanto para não beneficiárias de programas sociais).
- Prazo para regularizar: Julho de 2025.
Público 2 e 3
- Famílias beneficiárias de programas sociais (PBF, BPC ou TSEE) com data de atualização entre os meses de janeiro e setembro de 2022.
- Bloqueio do benefício: Junho de 2025, com cancelamento previsto para agosto de 2025.
Público 4
- Famílias beneficiárias de programas sociais (PBF, BPC ou TSEE) com data de atualização entre os meses de outubro e dezembro de 2022.
- Bloqueio do benefício: Julho de 2025, com cancelamento previsto para setembro de 2025.
Público 5
- Famílias beneficiárias do PBF com data de atualização entre os meses de janeiro e fevereiro de 2023.
- Bloqueio do benefício: Agosto de 2025, com cancelamento previsto para outubro de 2025.
Com a Ação de Qualificação Cadastral, existe a expectativa que o número de pessoas buscando atendimento aumente, mas isso vai ser uma situação temporária, que vai acontecer principalmente de junho a novembro. No entanto, é importante deixar claro que, mesmo com esse aumento, o município vai continuar oferecendo os serviços regulares que já fazem parte da rotina, garantindo que ninguém fique sem assistência.
Canais de atendimento
- De forma presencial: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na avenida Nelson Spielmann, nº 1.294, em Marília.
- Por meio do telefone: (14) 3434-18424, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Quais documentos são necessários?
Como cada família tem a própria situação, o atendimento vai ser personalizado. Todas as famílias vão passar por uma triagem, e isso vai ajudar a otimizar o serviço e resolver cada caso da melhor forma possível.
Para realizar a atualização cadastral, você deve levar alguns documentos essenciais. É importante que o Responsável pela Unidade Familiar (RUF) esteja presente e leve a documentação comprobatória e a documentação original de todas as pessoas que moram na casa.
Onde e quando realizar a atualização?
Para fazer a atualização, basta ir no posto de atendimento, de acordo com o cronograma do Governo Federal, mas deve ficar atento aos prazos para evitar que o cadastro seja excluído. No entanto, é importante deixar claro que, em algumas situações, pode ser necessário averiguação domiciliar.
A atualização cadastral no CadÚnico é um processo essencial para garantir que todas as famílias que precisam de ajuda recebam o que necessitam. Por isso, se você mora em Marília, é fundamental que fique atento às notificações e faça a atualização dentro dos prazos estabelecidos.