O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) divulgou a lista dos 3.500 candidatos selecionados na segunda fase do programa CNH Social 2024. Se você se inscreveu para obter a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma gratuita, agora é o momento de verificar se seu nome está entre os contemplados. A lista completa está disponível no site oficial do Detran e as inscrições para matrícula já estão abertas.
Como realizar a matrícula
Os selecionados no programa CNH Social devem efetuar a matrícula online entre os dias 14 e 28 de outubro de 2024. Para isso, é necessário acessar o site do Detran, localizar a aba “CNH Social” no lado esquerdo da página e clicar no ícone “MATRÍCULA”. Em seguida, será preciso preencher os dados solicitados para completar o processo. Após a matrícula, o candidato poderá conferir a autoescola designada para a continuação do processo de habilitação. A matrícula deve ser feita no Site do Detran.
É importante destacar que o processo não para por aí. Além de fazer a matrícula online, os selecionados devem seguir algumas etapas adicionais. A primeira é comparecer a uma agência do Detran para realizar a biometria. Em seguida, é necessário agendar exames médicos e psicológicos em uma clínica credenciada. Candidatos selecionados para as categorias D ou E precisam, ainda, realizar o exame toxicológico em um laboratório autorizado.
Etapas do processo de habilitação
Após concluir todas essas fases, os candidatos podem iniciar as aulas teóricas e práticas nas autoescolas. O programa CNH Social oferece 20 aulas teóricas e 15 práticas para a primeira habilitação nas categorias A ou B. Para aqueles que já possuem habilitação e desejam adicionar uma nova categoria, como a A ou B, serão realizadas 15 aulas práticas. Além disso, o programa permite até três reprovações, tanto na prova teórica quanto na prática, sem custo adicional. Porém, se houver faltas, o candidato deverá arcar com as taxas de remarcação.
O candidato também terá direito a duas aulas extras caso reprove na prova prática, desde que não tenha reprovado na teórica. Contudo, é fundamental que o candidato acompanhe todas as etapas e cumpra os prazos estabelecidos, para evitar a perda do benefício.
Prazos e obrigações dos candidatos
O cumprimento dos prazos é de total responsabilidade do candidato. Por isso, é fundamental estar atento às datas e manter seus dados atualizados. O Detran do Espírito Santo não realiza notificações por e-mail ou telefone para informar o resultado da seleção. Portanto, o candidato deve acessar o site do órgão regularmente para acompanhar o andamento do processo.
Após a matrícula, o candidato terá 15 dias corridos para comparecer à autoescola designada e concluir a abertura do Renach, o número de registro do processo de habilitação. Logo após, ele terá mais 30 dias úteis para realizar a biometria em uma unidade do Detran|ES. Não é necessário agendamento para a biometria; basta comparecer a qualquer unidade do órgão com o número do Renach e um documento oficial com foto. A etapa seguinte é o agendamento dos exames médicos e psicológicos na clínica credenciada.
É importante lembrar que o processo completo, incluindo a primeira habilitação, a adição de categoria ou a mudança de categoria, deve ser finalizado em até 12 meses, contados a partir da abertura do processo na autoescola. Se o candidato não fizer a matrícula ou perder algum prazo, ele ficará impedido de participar de novas seleções do CNH Social por três anos. Caso inicie o processo, mas desista ou não cumpra os prazos posteriores, ficará impedido de participar por cinco anos.
Lista de suplentes
Nem todos os candidatos convocados na primeira chamada concluem o processo de matrícula. Além disso, alguns podem desistir durante as primeiras etapas do curso de formação. Para dar oportunidade a mais pessoas, o Detran|ES divulgará, no dia 16 de dezembro de 2024, uma lista única de suplentes. Esses candidatos serão chamados para ocupar as vagas deixadas por aqueles que foram desclassificados ou desistiram. Portanto, se você não foi selecionado na primeira chamada, ainda há chances de conseguir uma vaga.
A lista de suplentes também estará disponível no site oficial do Detran|ES. Fique atento às datas e acompanhe o site regularmente para não perder essa oportunidade.
Como funciona a seleção do programa CNH Social
O programa CNH Social atraiu 65.274 interessados nesta segunda fase de 2024. O objetivo é oferecer, de forma gratuita, a primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro), além da adição de categoria para quem já é habilitado. Também há vagas para mudança de categoria para as classes D (van, micro-ônibus, ônibus) e E (caminhão e carreta).
A seleção dos candidatos é realizada de maneira eletrônica, seguindo os critérios estabelecidos pelo programa. Entre os fatores considerados estão a menor renda per capita, o número de integrantes da família, a conclusão do Ensino Fundamental, o recebimento do Bolsa Família e a data e hora de inscrição. Essas informações são cruzadas com os dados fornecidos no Cadastro Único do governo federal.