Em dezembro, quem depende do Bolsa Família pode ter uma boa notícia: o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) antecipou o pagamento unificado para mais de 179 municípios. Mais de 405 mil famílias receberão o valor já a partir do dia 10 de dezembro, sem precisar seguir o calendário escalonado conforme o NIS. Veja abaixo se sua cidade está contemplada, entenda como funciona a antecipação e tire dúvidas sobre próximos pagamentos, consulta de benefícios e atualização de cadastro.
Entenda o que é pagamento unificado
Em situações excepcionais, como desastres naturais, seca ou fortes chuvas, o pagamento do programa social é realizado em uma única data para todos os beneficiários do município. Essa antecipação vale tanto para o Bolsa Família quanto para o Auxílio Gás, liberando o recurso no primeiro dia previsto e facilitando o acesso ao benefício em momentos críticos. O processo busca aliviar dificuldades, principalmente onde a população se encontra mais vulnerável.
Como consultar se seu município está incluído
Para saber se sua cidade faz parte da lista de municípios com pagamento unificado, confira abaixo a relação dos municípios de destaque (Rio Grande do Norte e Paraná).
Alguns municípios com pagamento unificado em dezembro
| Rio Grande do Norte | Paraná |
|---|---|
|
|
Além desses, há municípios em outros estados como Sergipe, Piauí, São Paulo, Amazonas e Roraima envolvidos na antecipação. Consulte a lista oficial para verificar se o benefício será adiantado na sua cidade. Para a listagem completa dos 179 municípios, é possível acessar o site do MDS ou consultar diretamente pelo aplicativo do Bolsa Família.

Como regularizar o cadastro no Bolsa Família
Mantenha sempre seu cadastro atualizado para evitar bloqueios ou cancelamentos. Caso seja solicitado atualização, procure o CRAS mais próximo ou acesse os canais digitais do programa. Devido ao pagamento unificado, o processo de revisão e averiguação cadastral fica temporariamente suspenso nessas cidades, facilitando o acesso à renda.
Passos para regularizar:
- Verifique se existe alguma pendência no aplicativo do Bolsa Família.
- Leve documentos pessoais de toda a família ao CRAS do seu município, caso necessário.
- Fique atento às mensagens no aplicativo e aos avisos oficiais sobre atualização cadastral.
Calendário de pagamento do Bolsa Família
O calendário de pagamentos do Bolsa Família segue a mesma lógica mensalmente: de acordo com o final do NIS do responsável familiar. Para casos de calamidade reconhecida, considerando a antecipação excepcional, todos recebem na mesma data inicial do calendário daquele mês.
Confira as datas a seguir:
- NIS 1 -10/12 (beneficiários em situação de calamidade também recebem nesta data)
- NIS 2 -11/12
- NIS 3 -12/12
- NIS 4 -13/12
- NIS 5 -16/12
- NIS 6 -17/12
- NIS 7 -18/12
- NIS 8 -19/12
- NIS 9 -21/12
- NIS 0 – 23/12
Dicas para não perder o pagamento
- Esteja com o cadastro sempre atualizado.
- Fique de olho no aplicativo ou no extrato bancário a partir do primeiro dia do calendário.
- Procure imediatamente o CRAS se houver qualquer dúvida ou irregularidade.
- Em caso de perda de cartão ou dificuldade de acesso, busque informações nos canais oficiais.
Perguntas frequentes
- Quem pode receber o pagamento unificado do Bolsa Família? Famílias inscritas no programa que moram em cidades reconhecidas oficialmente pelo Governo Federal como em situação de emergência ou calamidade pública naquele mês.
- Como saber se vou receber antecipado? Verifique se seu município está na lista dos contemplados em dezembro ou acesse o aplicativo oficial.
- Até quando fica suspensa a revisão cadastral nas cidades com pagamento unificado? Durante todo o período em que o pagamento unificado estiver autorizado pelo MDS, podendo ser renovado por mais tempo em caso de prorrogação da emergência.
- O pagamento do Auxílio Gás também é unificado? Sim, nos municípios contemplados, beneficiários do Auxílio Gás também recebem junto com o Bolsa Família.
Em casos de bloqueio ou cancelamento do Bolsa Família, assista ao vídeo abaixo e entenda como reverter a situação para garantir o recebimento do seu benefício!











